pm copy

Elementos artísticos

A Capela de São Miguel Arcanjo possui uma série de elementos de arte integrados à arquitetura, alguns considerados os últimos remanescentes, da arte do período colonial paulista.

 

Mesa de comunhão
Peça original em jacarandá, entalhada pelos índios guaianazes no século XVII.

mesa_comunhao

Cariátides
Peças também originais que compõem a mesa de comunhão, embora entalhadas pelos índios, possuem feições européias, segundo Lúcio Costa, são exemplares das primeiras obras de arte genuinamente brasileiras.
querubim
Pia Batismal
Também original do século XVII esculpida em jacarandá, preserva vestígios de douração e policromia.
pia_batismal (2)
pia_batismal (1)
Armário da sacristia
Peça original da construção de 1622, com sua ornamentação em excelente estado de conservação.
armario_sacristia
Altar da sacristia
Citado por Mário de Andrade  como uma das peças mais importantes de todo o acervo da Capela, por sua raridade e  antiguidade.
altar_sacristia
Altares laterais
Foram construídos pelos franciscanos na grande reforma e ampliação que estes promoveram na Capela a partir de 1759, apresentam vestígios de policromia e douração indicando que toda a Capela foi ricamente ornamentada.
altar_lateral (1)
altar_lateral (2)
Altar mór
Também construído pelos franciscanos, apresenta evidências de que em sua montagem foram utilizadas peças de vários altares. Possui um belíssimo retábulo em perspectiva que aumenta a sensação de profundidade.
altar mor (1)
Altar da Capela Lateral
Acredita-se que este altar era original de outra capela, ou era o antigo altar mor construído pelos jesuítas, sua estrutura mostra que muitas de suas peças foram adaptadas para sua instalação no local em que se encontra.
Nesta peça, observamos toda a beleza do trabalho artístico realizado.
altar_capela_lateral (2)
detalher_altar_CL